Brasil intensifica promoção de turismo religioso
18/11/2010
José Luiz Cunha, diretor de Mercados Internacionais do Instituto Brasileiro do Turismo - Embratur
O principal roteiro de turismo religioso do Brasil, Aparecida do Norte, em São Paulo, onde está o Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida, padroeira do Brasil, registra anualmente 9,5 milhões de romeiros, de acordo com a Secretaria Municipal de Turismo. Com centenas de igrejas e santuários espalhados por cidades como Salvador (BA), Congonhas (MG), Ouro Preto (MG), São Paulo (SP) e Olinda (PE), só para citar alguns, o Brasil vem se destacando cada vez mais nesse nicho que ganha espaço no setor turístico do mundo inteiro: o turismo religioso. Sem contar nos eventos que arrastam multidões de fiéis e incrementam o turismo, como o Círio de Nazaré, em Belém (PA), a encenação da Paixão de Cristo durante a Semana Santa, em Nova Jerusalém (PE), e a lavagem das escadarias da Igreja do Senhor do Bonfim, em Salvador (BA).
Possuidor de variadas tradições religiosas, o País oferece aos turistas interessados nesse nicho inúmeros destinos e eventos ligados à espiritualidade, à religiosidade, todos com fortes características históricas e culturais, que se consolidam como patrimônio do povo brasileiro.
Motivados em jogar luz sobre esse nicho e oferecer outras opções turísticas do Brasil aos turistas estrangeiros, o Instituto Brasileiro de Turismo (Embratur) tem realizado ações para promover roteiros turísticos religiosos no mercado internacional.
Em janeiro desse ano, o Brasil foi representado na maior feira de turismo religioso do mundo, a 2a Journey of Spirit Festival/Festival Internacional dos Itinerários do Espírito, (Josp Fest), em Roma, na Itália. A Embratur participou com um estande de 64 m² ornamentado com painéis retratando igrejas de Salvador (BA), São Paulo (SP), Congonhas (MG) e Olinda (PE), em que foram divulgados roteiros de turismo religioso por empresas e cooperados, durante os quatro dias de feira. A Josp Fest contou com a participação de mais de 100 mil pessoas, em sua maioria, estrangeiros interessados em visitar locais destinados a cultos, e itinerários religiosos, valorizando fé, cultura e história.
Além da distribuição de material promocional do turismo brasileiro, como mapas, sacolas e Guias 4 Rodas, a Embratur distribuiu material da cidade de Aparecida, maior destino de turismo religioso do Brasil. Para o próximo ano está prevista a confecção de material específico sobre turismo religioso no Brasil para distribuir nas feiras relacionadas a esse nicho.
Outra importante ação que teve início durante a Josp Fest, a inclusão do País no catálogo de destinos da Opera Romana Pellegrinaggi (ORP), a maior operadora de turismo religioso do mundo, ligada diretamente ao Vaticano, está em fase de oficialização. Recentemente, houve um encontro do ministro do Turismo do Brasil, Luiz Barretto, com o administrador da agência de viagens oficial do Vaticano, padre Caesar Atuire, no Palácio do Vicariato, na Cidade do Vaticano.
Representantes da operadora italiana visitarão o Brasil ainda esse ano para conhecer alguns desses destinos e, a partir de então, definir os destinos brasileiros que entram nos roteiros da ORP.
Sem dúvida, a ação se consolida como uma excelente oportunidade de negócios, não só pela importância da operadora e do segmento, mas pela possibilidade de divulgar o Brasil em vários países, colocando-o numa vitrine até então mais voltada para o mercado europeu. Com a divulgação do País entre milhares de católicos ao redor do mundo vai ser possível, ainda, mostrar um país que vai muito além de estereótipos. Um País que tem muito mais do que belas praias e natureza exuberante, mas também um patrimônio histórico rico, igrejas, crenças e rituais religiosos seculares.
Nenhum comentário:
Postar um comentário